por Tiago Barão em 23/10/2007 as 20:13

Jogo feito utilizando-se Ogre3D

Na ultima parte, falei um pouco sobre algumas linguagens mais comuns no mundo dos jogos, útil para quem quer começar o jogo do zero. Mas hoje, vou falar um pouco sobre as engines que facilitam o desenvolvimento de um jogo. O Romulo já explicou o que elas são, então não vou me extender muito na explicação, só vou linkar algumas que eu acho interessantes. Se algum comentarista conhecer alguma outra, pode avisar que eu coloco um update no post. Vou começar pelas engines gráficas, passar pelas de som, física e inteligência artificial e terminar nas de rede.

Gráficas:

Ogre3D – O Object-Oriented Graphics Rendering Engine (OGRE) é uma engine escrita em C++ para facilitar o desenvolvimento de aplicações gráficas em 3D. A Ogre3D não é somente para o desenvolvimento de jogos, mas sim para todo o tipo de desenvolvimento que utilize gráficos 3D. A engine está sobre a licença GNU, então pode ser utilizado sem custo (sobre os limites da licença). A documentação no site é extensa e vale a pena uma olhada no Wiki da engine, para entender como funciona, como foi feita e o que fazer para começar.

Agar – A Agar é uma engine gráfica portável (independe de sistema operacional) que utiliza OpenGL e SDL para realizar os gráficos. A licença de uso é a BSD License.

Som:

Aztica 6DX - Uma engine completa, que trabalha utilizando o DirectX e COM. Com essa engine você pode fazer um jogo completo, mas a parte de som dela é ótima e pelas informações que consegui (nunca a utilizei), pode ser utilizada independentemente.

Física:

PhysX – Uma das melhores engines de controle da física do jogo, essencial para jogos 3D. A lista completa dos jogos que utilizam essa engine pode ser encontrada aqui. Essa engine pode ser utilizada inclusive para jogos de celular. Ela é ótima, mas tem um problema, é paga. Vale para quem tem grana para começar o jogo (quase impossível aqui no Brasil, mas nunca se sabe).

Inteligencia Artificial:

OpenSkyNetCom um nome muito sugestivo, essa engine de licença livre ainda está em desenvolvimento, mas já tem os algoritimos de pathfinder (busca de caminhos) funcionando. A visita ao site vale também para baixar os fontes para quem tem curiosidade de como funcionam alguns processos da IA.

Rede:

RakNet - A melhor engine de rede para jogos disponivel atualmente é a mais conhecida de nós da CubaGames, pois foi nela que nos inspiramos para fazer a nossa engine de rede (que ainda não ficou pronta). Com essa engine o programador não se preocupa mais se ele está desenvolvendo para um jogo single ou multiplayer. A engine deixa tudo transparente ao desenvolvedor. Ótima para quem não quer se preocupar com isso. Mas ela é paga, então, cuidado ao fazer o download.

Bom, essas são as engines que eu conheço e pesquisei agora. Se alguém conhecer alguma outra, por favor avise! Estou esperando. Até a próxima parte!

Update: Blog com artigos da Game Engine Blender. Tem até tutorial!

Categorias: Desenvolvimento, Faça o seu jogo | 25 Comments »