por Romulo De Lazzari em 15/08/2007 as 13:44

Azada

Vou estampar a notícia logo de cara!

Azada Sales Statistics Estimation: $250,000 Sales In The First Month After The Launch. Ou em bom português: estimativa de vendas do jogo Azada é de $250,000 no primeiro mês. O que será que tem esse jogo que faz tanto sucesso? Jogos casuais não são aqueles jogos que enchem o saco de tão pentelhos? Não são apenas passatempos?

Este jogo é um dos maiores sucessos da BigFishGames, site destinado a publicar jogos casuais para desenvolvedores independentes. A maioria deles são demos (brinque um pouco de graça, se quiser brincar um montão pague) e custam em media US$15,00 a US$20,00. Os jogos são todos simples (uma das definições de jogos casuais) tanto para jogar, quanto para desenvolver. Os custos não devem ser muito altos para desenvolver um jogo deste porte e para publicá-lo também não deve ser muito caro (lógico que gasta-se uma boa grana, eu digo não muito caro comparado aos grandes investimentos feitos nos jogos hoje em dia).

Azada é um game do estilo puzzle, você joga resolvendo enigmas, simples não?

Com certeza, o número de jogadores para este tipo de jogos é bem maior do que os que jogam Playstation 2, principalmente pela facilidade de jogá-los (com apenas alguns cliques você já está dentro do game). E as grandes fabricantes de videogames já estão de olho nesse nicho.

E o Brasil, como está vendo o potencial deste mercado? Afinal, será que está vendo? O brasileiro desenvolve muitos games por encomenda (advergames e serious games), fazer um jogo contando o risco que esse jogo pode não dar certo é muito difícil pois os custos para desenvolvimento são muito altos, a divulgação é um grande problema também e, o principal, a cultura brasileira não ajuda muito na comercialização (e crescimento do ramo de desenvolvimento de games).

Uma solução? Sempre fazer os jogos em inglês também. Afinal, se são os gringos que compram os jogos, vamos até eles! Usar sites que publicam jogos, como a BigFishGames e outros (ajudem-me com outros sites neste estilo, por favor). Ganhar com esse tipo de jogo é possível, é só nossos jogos ter boa qualidade, e qualidade eu tenho certeza que não falta.

Um abraço.

Categorias: CubaGames, Desenvolvimento | 1 Comment »