por Romulo De Lazzari em 25/08/2006 as 17:19

Idéias boas para jogos, todos têm, mas de onde elas vêm? Onde aparece aquela inspiração, aquela inovação, aquela surpresa, seja em jogabilidade, história, gráficos? O blog gameproducer.net citou 7 caminhos para surgirem idéias para jogos:

1 – Assista Desenhos e leia gibis:

Quem nunca sonhou com uma história parecida (ou se sentiu em uma) a de um cartoon, anime ou história em quadrinhos que tenha lido? Em minha infância, eu e meus amigos (Leonardo e Allisson) inventamos histórias baseadas nas histórias dos Cavaleiros do Zodíaco, essa tarefa era realmente muito divertida!

2 – Jogue!

Todos os game designers têm marcas dos jogos que jogava (ou joga) em seus próprios games. Jogar diferentes tipos de jogos sempre traz uma nova idéia.
Também é importante lembrar que elas são bem vindas para completar a SUA idéia e não que você deva roubá-la completamente do outro jogo.

3 – Saia para Caminhar:

Andar, caminhar, dar uma volta, arejar, sentar em um jardim, ir para algum lugar que você sinta-se confortável, pois são nessas situações, em lugares mais tranquilos que a lâmpada acende em sua cabeça.
Pessoas que trabalham com criatividade muitas vezes cobram-se demais para criar, criar e criar. Ás vezes temos que sentar, parar um pouco para relaxar que assim as novas idéias irão surgir.

4 – Leia um Livro:

Nada de livros de desenvolvimento de jogos, tente ler um livro de um assunto totalmente diferente, um romance, ficção científica, um livro que desperte algo em você, quem sabe uma grande idéia!

5 – Investigue Religiões, Lendas e Novas Culturas

Ler sobre diferentes religiões e lendas pode dar uma perspectiva totalmente diferente do mundo que você vive. Conhecer novas culturas sempre foi (e será) uma fonte de inspiração para os desenvolvedores de jogos.

6 – Assista à um filme:

Seguindo a mesma linha do tópico 4, assistir à filmes sobre qualquer assunto sempre é um ótimo caminho para ter uma nova idéia.

7 – Leia e Navegue em Blogs!

Ler blogs e sites que você ache interessante também é um importante fator para “iluminar” seus pensamentos, pois sempre trarão novidades e visões diferentes para certos assuntos.
Eu assino vários blogs, alguns sobre jogos e muitos sobre outros assuntos, para facilitar eu uso o agregador de feeds Bloglines, pois assim tenho todos os meus blogs em apenas uma página, eu não preciso entrar em vários endereços nem muito menos lembrar seus caminhos :).
Para assinar nosso feed clique no link feed rss na barra à sua direita.

Categorias: Desenvolvimento, Jogos | 1 Comment »