por Tiago Barão em 24/08/2006 as 02:38

Quem quer fazer o seu próprio jogo e não sabe nada de C++, JAVA ou todas essas coisas assim, pode utilizar uma das várias ferramentas disponíveis para desenvolver jogos sem precisar de conhecimentos prévios em programação (e também análise, gerência, etc). Mas eles ainda vão o forçar a ter dedicação e bastante tempo livre para aprender a usar todo o potencial da ferramenta.

Essa lista foi originalmente postada no site da PCWORLD, mas eu vou postar a lista aqui novamente, falando um pouco da minha experiência com cada um e colocando uma nota para cada.

O primeiro da nossa lista é o 3D GameStudio. E também primeiro de tudo ele já chega contradizendo o que eu falei anteriormente. Ele tem uma variação da linguagem C integrada, e para fazer coisas realmente complexas com ele é necessário possuir um conhecimento básico em programação. Ele também tem outro ponto negativo. É pago. E o pessoal que está começando raramente tem grana para pagar o preço em doláres da licença. Mas para quem quiser tem uma versão de demonstação no site.

O 3D Game Studio já vem com engine de física, editor de níveis, modelador de terrenos e uma grande biblioteca com modelos 3D prontos. Isso facilita bastante a vida de quem está começando e não tem nada. A sim, só funciona do Windows.

Imagens:


Uma paisagem natural.


Uma paisagem urbana.


Ambiente de criação.

Nota para a Ferramenta (De 1 a 10): 4 – Muito boa para a questão técnica de fazer um jogo, mas muito ruim na disponibilidade para o pessoal mais novo.

Amanhã estarei postando sobre o segundo da lista, o Blender.

Categorias: Ferramentas | 55 Comments »